sexta-feira, 25 de abril de 2014

Para os gastrosexuais



TIRAMISSU

 Ingredientes:
.  120 ml de café (forte, ou de máquina tipo espresso)
.  4 colheres (de sopa) de vinho Marsala, preferencialmente seco
.  2 colheres (de sopa) de essência de baunilha
.  5 colheres (de sopa) de açúcar
.  3 gemas
.  300 gramas de queijo Mascarpone
.  3 claras em neve
.  200 gramas de biscoito tipo Champanhe
.  ¾ xícara (de chá) de cacau em pó
 Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o café, a metade do Marsala, a essência de baunilha e 2 colheres das de açúcar. Reserve.
Em outro recipiente, coloque as gemas, a outra metade do Marsala, e 3 colheres das de açúcar. Apoie essa tigela sobre uma panela de água fervente, para que os ovos cozinhem com o vapor, enquanto são batidos com o batedor da batedeira, ou mixer portátil. Bata, sem tirar do calor do vapor, até que a mistura triplique de volume, e clareie de cor. Com batedeira, esse processo levará aproximadamente 7 minutos.
Retire a tigela do vapor, e desligue o fogo. Acrescente o Mascarpone, e bata novamente só até incorporar. Desligue a batedeira, e com gentileza, vá acrescentando as claras em neve, aos poucos, a esse creme.
Para a montagem, comece com uma camada de biscoitos, embedidos no líquido do café com Marsala. Mergulhe-os generosamente, mas sem deixá-los encharcados.
Sobre a camada de biscoitos, coloque metade do creme, e polvilhe metade do cacau em pó. Repita tudo novamente, com biscoitos no café, creme em cima, e finalizando com o cacau em pó.
 Harmonização:
Para acompanhar essa sobremesa, obviamente você pode servir Marsala. Outros vinhos fortificados também combinam muito bem com Tiramisu, como o vinho do Porto, o mais famoso deles. Outras boas opções são vinhos de sobremesa, como por exemplo, Sauternes e Tokaji.
(vi no Tintos e tantos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário